MARIA NA ALEGRIA DO ADVENTO

Estamos no tempo litúrgico do Advento que se caracteriza como alegre expectativa pela vinda do Senhor Jesus na história, seja na Encarnação e no Natal, seja no seu retorno em glória. É um tempo mariano por excelência.

Como toda mulher grávida, Maria esperou a Criança que se formava e crescia dentro dela. Ela sentia seus sinais. Esta é, sem dúvida, a alegre expectativa materna cujo contentamento chegou ao máximo no dia do Natal quando os Anjos, em sintonia, cantaram o Glória a Deus nas alturas.

Também o anjo Gabriel, na Anunciação, a saúda: alegra-te cheia de graça. Tal alegria repousa na gratuidade de uma Presença que supera todo medo. Maria não temerá, pois encontrara graça diante de Deus. Também os Anjos anunciam aos pastores nos campos a grande alegria do nascimento do Salvador.

Cabe a Igreja e a Legião pelos seus vínculos com sua Mãe e Senhora e com seus Anjos anunciadores, atualizarem os sentimentos de alegria e de expectativa e de paz. O mundo tumultuado necessita de conciliação e de consolação. Precisa de Advento para preparar um novo tempo.

O Advento existe para que a Igreja recomponha o autêntico espírito de Natal. Homens e mulheres, ricos e pobres, povos e nações se confraternizem na paz de Deus. Para isto, o Advento nos prepara.

Quanto a Legião, unida a Maria, deseja que o Natal não perca a beleza de seu sentido divino e humano. Além disso, todo o trabalho ou apostolado legionário é um esforço desejante que o Senhor venha habitar nos corações dos afastados de Deus e da Igreja. Coincide com o desejo de Maria.

O Espírito Santo é a alma do Natal. Ele é a condição de possibilidade para Maria gerar graciosamente o Filho de Deus. Ele é necessário ao advento do Cristo na história e até o fim dos tempos, vindo habitar em nós como num templo.

Há outra dimensão do Advento, sua relação com o retorno de Jesus em glória. Tal aspecto é sublinhado na primeira semana. A vigilância é o tema. Os legionários hão de cultivar a atenção, traduzida em vigilância, para prepararem o retorno do Senhor para si e todos.

O Advento é um tempo de promessas e de esperanças. Tempo de uma beleza intrínseca a ser sempre redescoberta. Tempo de meditação, de silêncio, de interioridade.

Possa a Legião de Maria em cada Praesidium e todo legionário, em particular, viver este tempo rico e abençoado com intensidade.

Por: Dom Edson de Castro Homem
Bispo Emérito da Diocese de Iguatu – CE
Bispo Referencial da Legião de Maria junto a CNBB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *