Allocutio – Boletim Concilium (Outubro/2022)

O Rosário

Este mês nos dá muitos motivos para voltar a refletir sobre Nossa Senhora. O dia da festa de São Lucas nos lembra o evangelista que relatou muito sobre sua história. Há poucos dias tivemos o 105º Aniversário do milagre de Fátima. Mas penso que, acima de tudo, é a festa do seu Rosário que deve ocupar um lugar de destaque.

Em sua carta sobre o Rosário (Rosarium Virginis Mariae), publicada neste dia, há vinte anos, o Papa João Paulo II disse que ela contém “toda a profundidade da mensagem evangélica em sua totalidade, da qual se pode dizer que é um compêndio”, citando Marialis Cultus do Papa Paulo VI.

Deixe-me colocar desta forma: refletindo repetidas vezes, na oração, sobre os grandes mistérios de Nosso Senhor, não podemos nos desviar muito da verdadeira Ortodoxia. Os Mistérios do Rosário contêm as verdades essenciais da nossa fé e o valor de refletir sobre elas dia após dia nos mantém segurando uma das correntes mais seguras e inquebráveis (Catena) da nossa fé, de modo que, de fato, através das provações e tribulações da vida, nos mantenhamos firmes em nossa fé.

Refletindo sobre estes mistérios, seguimos o próprio método de Nossa Senhora de ponderar sobre os acontecimentos da sua vida. E rezando a Ave Maria repetidas vezes mantemo-nos próximos d’Ela, quase de mãos dadas com Ela, conhecendo melhor o seu Filho.

Ao olharmos para os mistérios alegres, para tomar apenas um conjunto dos mistérios, vemos uma simples virgem humilde interagindo com Deus através de seu mensageiro Gabriel. Ela sabe melhor do que ninguém que depende totalmente de Deus e, portanto, não hesita em estar lá para ele. Sua pergunta ao anjo sobre como isso deve acontecer não é um desafio a Deus, mas um simples pedido de direção. Ela deve ter a ajuda de um homem e, em caso afirmativo, é para ser José ou outra pessoa? Mas o anjo esclarece. É pela obra do Espírito Santo que você vai conceber. Muitos zombaram disso. Impossível, dizem. Mas não para Deus; e Maria sabe disso. “O que Deus quiser”, ela responde sem mais hesitação. Digamos também com fé e alegria a Deus: O que quiseres!

A Visitação mostra-nos a missão de cada membro da Legião: levar Jesus aos outros com e como Maria. Sua visita afeta a libertação do Batista do pecado original; traz alegria a ele e, através disso, a Isabel e afetará também o cântico de Zacarias, que sabe que Deus visitou seu povo e o redimiu. A fonte de sua alegria, depois de Deus, é Maria, que diz: “Minha alma glorifica o Senhor!” À medida que refletia cada vez mais sobre a mensagem que recebera durante sua jornada, ela adaptou a oração de Ana, sua mãe, de sua patrona, Ana, para expressar o que estava acontecendo em seu coração.

No Te Deum  da Igreja ouvimos que Cristo «não se encolheu do nascimento no seio da virgem». Ele não veio encolhendo. Ah, sim, um descer, sem contar sua igualdade com Deus. Imagine se tornar uma lesma ou um verme ou alguma outra criatura viscosa yukky. Para Deus se tornar humano foi um passo ainda mais desagradável. E, no entanto, Deus amou o mundo de tal maneira que enviou o seu Filho unigénito para se juntar a nós e «sendo mais humilde, mas aceitou a morte, até a morte na cruz». Seu nascimento abriu a porta para as interações mais completas que ele poderia ter conosco. Ele veio positivamente, tanto nos amou, e se juntou ao nosso mundo de crescimento carnal enquanto se misturava entre nós e crescia em compaixão, acima de tudo por nossos pecados.

Se você olhar para muitas imagens da apresentação, verá um altar perto de Simeão enquanto Maria entrega o menino Jesus nas mãos de alguém vestido como um sacerdote. A cena está ligada à Missa quando entregamos o Cordeiro de Deus ao Pai eterno. Mas, ao apresentar Deus, seu pequeno cordeiro, Maria já está pré-encenando nossa Missa no Calvário, onde ela deve entregar seu tesouro a Deus em um ato de confiança inestimável. E as palavras de Simeão deixam isso claro: “Uma espada também trespassará o teu próprio coração”. Maria ensina-nos que em cada Missa devemos confiar a Deus até os amores mais preciosos da nossa vida e dizer: «Estes não são meus, mas teus!»

O Achado de Jesus no Templo depois de três dias é uma ilusão mal velada para Maria descobrir seu Filho ressuscitado dos mortos. Talvez no primeiro Sábado Santo ela já estivesse cantando em seu coração “Eu sei que o meu redentor vive e na minha carne verei a Deus”. Se ela o encontrasse, como Santo Inácio insiste que deve ter acontecido, ela poderia ter passado a cantar interiormente: “Agora Cristo ressuscitou, as primícias dos mortos!” Mas é então que ela mais percebe o significado de encontrá-lo três dias depois de ele ter se perdido no Templo. E podemos até dizer que, assim como ele passou aqueles três dias no Templo com os médicos perguntando-lhe e respondendo às suas perguntas, seus três dias “fora de circulação” após sua morte, se assim posso dizer, foi seu relato ao Céu sobre por que somos uma família salvável. E sua maior evidência tinha que ser sua própria mãe.

Levemos com Ela a boa nova ao mundo: podemos ser salvos. Cristo disse isso em palavras e ações. Sejamos testemunhas, missionários pelo que somos primeiro. E ajudado por Maria, diga-se de todos nós: «Cristo em todos os ouvidos que nos ouvem, em todos os olhos que nos veem, em todos os corações que pensam em nós». E que o Rosário continue a ser uma das nossas maiores ferramentas para nos fazer assim. Amém.

P. Paul Churchill
01 Novembro 2022

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *