PREPARANDO NOSSO NATAL


Na terceira semana do Advento, é-nos apresentada por Jesus a figura ascética de João Batista, como profeta da preparação. Jesus diz aos seus discípulos:
O que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? O que fostes ver? Um homem vestido com roupas finas? Mas os que vestem roupas finas estão nos palácios dos reis. Então, o que fostes ver? Um profeta? Sim, eu vos afirmo, e alguém que é mais do que profeta. É dele que está escrito: `Eis que envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o teu caminho diante de ti (Mt 11,8-10).
Para Jesus, é Isaías, quem define a missão do Batista: ele vai preparar o caminho. Cabe a Igreja continuar e renovar a preparação dos caminhos para Jesus, inclusive, abrir novas estradas, para que Ele renasça nas sociedades atuais, através de cristãos e cristãs renovados.
O Natal, muitas vezes sem Jesus, é sintoma da doença da secularização que ofusca com muitas luzes Aquele que, vindo ao mundo, ilumina todo homem (Jo 1,9). No entanto, o que resta de belo e de festivo, mesmo comercializado, é fruto da herança de nossos antepassados na fé inclusive a divisão da história entre antes e depois de Cristo. A missão dos católicos de hoje é de serem luzes como se esforçaram os que nos antecederam.
João é figura instigante para a preparação do nosso Natal no qual Jesus Cristo está no centro das nossas atenções e louvores. Ele é a causa de nossa alegria juntamente com sua Mãe. Ele nos traz a alegria do Reino, garantido por transformações humanas profundas e qualitativas: “os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados” (Mt 11,5). Significa dizer que, aonde chega através de nós mudanças salvíficas e medicinais, Jesus vem e a felicidade se instaura.
O Manual da Legião favorece a vivência da terceira semana do Advento, em preparação do nosso Natal, quando faz uma síntese da figura e da obra de João Batista. Chamou-o de “primeiro legionário”. “Foi preparado e formado para sua missão pela Santíssima Virgem, como todos os legionários o devem ser”. Que belas afirmações! Empenham bastante nossas atividades, pois João foi o primeiro legionário. Claro que há outros aspectos relevantes da ligação entre João, Maria, Jesus e a Legião. Por isso, convém reler no cap. 24 o item 7 do Manual.
Enfim, desejo a todos os legionários de Maria um abençoado Advento que os ajude à preparação da Vinda do Senhor no próximo Natal de 2022 e sempre!

Por: Dom Edson de Castro Homem
Bispo Emérito da Diocese de Iguatu – CE
Bispo Referencial da Legião de Maria junto a CNBB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *