Curiosidade da Legião de Maria

1. O que é Legião?
É uma associação de leigos católicos, sob a proteção de Nossa Senhora e com aprovação da Igreja, que pela oração e pelo trabalho ativo apostólico, promove a santificação de seus legionários. A Legião tem apenas em vista o bem espiritual e, portanto, não dá auxílio material.

2. Onde foi fundada?
Na Irlanda em 1921 e se espalhou pelo mundo inteiro, chegando ao Brasil em 1951. O primeiro grupo foi formado no Rio de Janeiro, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, na Rua do Riachuelo. Está em todo o Brasil, nos mais longínquos lugares, numa expansão continuada. Há legionários que vão à Amazônia para fundar Praesidia e voltam lá para mantê-los unidos e com trabalhos corajosos.

3. Quem pode ingressar na Legião?
Todos os católicos praticantes que o desejarem, homens e mulheres, casados e solteiros, sem distinção de classe, profissão ou cultura e até jovens abaixo dos 18 anos.

4. Como é constituída a Legião?
De duas categorias: legionários ativos e legionários auxiliares.

5. O que fazem os ativos?
Comprometem-se a orar e a visitar, num trabalho ativo de apostolado espiritual, que é orientado através de reuniões semanais obrigatórias. Como também a ler o manual, que orienta a vida legionária e mantém os legionários ligados ao ideal para o qual a Legião foi criada. A Legião de Maria é, portanto, a vida do cristão em oração e ação.

6. A quem os legionários ativos visitam?
Fazem visitas domiciliares a todas as famílias, sem distinção de credo, raça ou situação social; e aos idosos, famílias enlutadas, doentes e sempre que houver necessidade de uma palavra amiga e confortadora. Visita também hospitais, presídios, orfanatos, asilos; dentro da área consignada à Paróquia.

7. E os legionários auxiliares o que fazem?
As pessoas que não podem freqüentar as reuniões, nem realizar o trabalho de apostolado legionário. Mas podem contribuir com suas orações para a obra que Nossa Senhora faz, por intermédio dos legionários ativos, isto é, ajudam os legionários ativos a serem bem sucedidos nas suas visitas.

8. Quais são as orações diárias?
É recomendado reza do terço e da Tessera toda, tanto para ativos, como auxiliares.

9. Os legionários são responsáveis pela salvação dos irmãos?
Sim, deve-se trabalhar pela própria santificação e pela de todos os membros do corpo místico de Cristo e é, com esta finalidade, que os legionários trabalham.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.