Allocutio – Novembro 2023

Pe. Paul Chuchill
Diretor Espiritual do Conciluim

A brilhante estrela da fé

À medida que os dias de escuridão caem sobre nós no Hemisfério Norte, eles parecem estar em harmonia com os acontecimentos globais. Os contínuos conflitos e tensões parecem não ter fim. O reino do pecado pode parecer ter os seus tentáculos a aprofundar-se à medida que abunda o mundo da guerra, das drogas, do aborto, do egoísmo e da apatia. Muitos parecem ter abandonado Deus e para outros parece que Deus os abandonou. No meio de tudo isso uma pessoa ainda brilha com um grande brilho de luz: Nossa Senhora. E isso porque quando uma grande escuridão a cercou no Calvário, ela manteve a sua fé, sim, ela ainda confiava, embora todo o propósito do seu ser parecesse ter chegado ao fim.

Eu a chamo de Estrela Brilhante da Fé. Isso é o que ela é para todos nós. Que exemplo brilhante. Mateus, Marcos e Lucas descrevem uma grande escuridão caindo sobre a terra durante as três horas em que Jesus esteve pendurado na cruz. Isto não é apenas uma escuridão física, é uma escuridão espiritual, pois a humanidade diz “não” ao seu amoroso Pai que enviou seu único Filho, é uma escuridão emocional para aqueles que esperavam que ele seria aquele que redimiria Israel (Lc 24:21). João, em seu relato, não menciona essa escuridão. Sua narrativa de paixão é de luz e glória. Por que? Sugiro que seja porque, estando perto de Maria, ele recebeu dela uma força e uma luz que o conduziu através daquelas horas terríveis. E essa luz interior de grande força nela é o que nos sustentará durante os dias sombrios que vivemos. Ela diz a todos nós com Jesus: “Confie ainda em Deus e confie em meu Filho!”

O Advento é uma época em que olhamos para as antigas promessas de Deus. Deus foi fiel a essas promessas. Abraão manteve a fé em Deus. Moisés liderou o povo pela fé. Os muitos profetas anunciaram um Salvador na fé. E Maria é a pessoa em quem essas promessas alcançam o seu cumprimento. Todos mostram que a fé não é vã. Que resposta Deus deu depois de Maria manter a fé no Calvário: A Ressurreição dos mortos. Enorme.

Neste momento, em que muitos ficarão deprimidos pelas coisas sombrias que estão acontecendo, sejam eventos globais ou situações ao seu redor em suas próprias vidas, precisamos renovar nossa fé no Deus que nos mantém em suas mãos, que é sempre no comando, que é fiel às suas promessas, cujo amor nunca falha. A luz da fé é aquele farol que pode ajudar tantas pessoas a ultrapassar as crises atuais. E nós, legionários, não devemos ter vergonha de recorrer a Maria, aquela Luz Brilhante da Fé, que nos mostra como permanecer confiantes mesmo nas horas mais sombrias. Peçamos-lhe ajuda para nunca desistir.

Oramos em cada uma de nossas reuniões: “Confere, ó Senhor, a nós, que servimos sob o estandarte de Maria, aquela plenitude de fé em Ti e confiança nela… uma fé firme e imóvel como uma rocha, através da qual descansaremos tranquilos, e permanecer firmes em meio às cruzes, labutas e decepções da vida… uma fé corajosa… uma fé que será a Coluna de Fogo da nossa Legião… para iluminar aqueles que estão nas trevas…” Esse padrão de fé sempre esteve lá. Mas é modelado na sua grande fé que resistiu ao Calvário.

Como podemos aprofundar nossa fé e expressá-la? Aqui está uma verdade. Somente Deus pode fazer isso por nós. Maria disse isso claramente: Aquele que é poderoso fez grandes coisas por mim. E que presente maior do que levá-la, imaculada na sua fé, através do sofrimento do Calvário! E se tomarmos, por exemplo, São João da Cruz, cuja festa está prestes a chegar (14 de dezembro), então é muitas vezes através das noites escuras da alma que Ele cava o poço da nossa fé para nós. Ele só pede uma coisa: fique comigo, confie em mim.

Deveríamos ir até ele todos os dias e talvez com frequência todos os dias. Mesmo que seja para dizer: “Senhor, ajuda-me a orar, Senhor, ajuda-me nas minhas limitações humanas, Senhor, tem misericórdia de mim, pecador!” Mesmo que seja apenas para estar na presença dele quando as palavras não conseguem se formar, seja por desgosto, cansaço ou exaustão. Saiba que Maria já esteve lá antes de você.

No trecho evangélico dos talentos de hoje, podemos nos perguntar quais talentos Deus me deu? Ele deu a todos nós uma participação na fé. Vamos investir, não importa o que aconteça. Não deixe o medo impedir você. Foi isso que o servo mau fez: deixou o medo bloqueá-lo. Tenha fé e compartilhe a fé. Toda semente de fé plantada dará frutos. Porque a palavra de Deus que sai da sua boca não volta sem dar fruto (Is 55,11).

Aquela estrela de Belém que guiou os Magos até Jesus foi a luz da fé que os ajudou a não desistir. Maria é o maior modelo dessa fé. Peça a ela que compartilhe sua Luz Brilhante de Fé.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *