95° Aniversário da Legião de Maria

Na quarta-feira, dia 07 de setembro, a Legião de Maria comemorou uma data muito especial: 95 anos da sua fundação no mundo e 65 no Brasil! Depois de tantos anos que Frank Duff realizou a primeira reunião do que se tornaria o primeiro praesidium, na Irlanda, é com muita alegria que este maravilhoso trabalho de evangelização segue em frente aqui no Brasil, buscando sempre a santificação pessoal e a do próximo! A comemoração do Senatus Assumpta do Rio de Janeiro aconteceu às 14h, na Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Este ano, especialmente, estava presente muitos legionários, o que deixou a festa muito bonita, para a Glória de Deus! “Fico muito feliz com o número de legionários participando deste aniversário. Sou legionário há 20 anos e quando entrei para a Legião de Maria comecei a olhar com mais carinho para o trabalho com os doentes”, expõe José Olavio, do Praesidium Mater Dei – da Paróquia Nossa Senhora do Amparo e Santa Maria Goretti

O encontro teve início com a entrada dos banners do Vexilium e do Servo de Deus Frank Duff, que foram posicionados no presbitério, ao lado do ambão. As orações iniciais da Tessera e o Santo Terço foram rezados pelo Diretor Espiritual do Senatus Rio, Padre Fabio Siqueira e em seguida foi rezada a Catena Legionis. “É uma alegria celebrar o aniversário da Legião de Maria. Chegamos a quase um centenário, uma grande caminhada. O, meu desejo é mais perseverança ainda. Hoje, em especial, para abrilhantar a nossa festa, contamos com a presença de Dom Roque“, detalha Padre Fábio.

Ocorreu ainda a celebração da Missa, presidida pelo Reverendíssimo Bispo Auxiliar e Animador dos Movimentos Leigos da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, Dom Roque Costa Souza, e concelebrada pelos padres Fábio Siqueira, Humberto Martins, da Arquidiocese de Niterói e Cristiano Hort, da Catedral. Participaram ainda os Diáconos Elmo Irade, do bairro de Santa Cruz e Djair Silva do Rosário, da Arquidiocese de Niterói. “Vejo esse trabalho da Legião de Maria como um ato do céu, feito na terra pelos legionários, mas algo celestial. Chegamos a esses anos todos por intermédio de Nossa Senhora, que nos abençoa“, comenta o Diácono Djair.

Participar desse aniversário é uma alegria, em especial quando se está em preparação para o centenário mundial e os 70 anos aqui no Brasil. Esperamos sair daqui hoje renovados, para que os legionários tenham força de lidar com a missão, sempre com a presença amorosa de Maria“, deseja Dom Roque. A liturgia foi preparada pelas Secretarias de Comunicação e da Juventude do Senatus e a música, ministrada pelo grupo Legionário de São Gonçalo.

Além da habitual divulgação feita pelos próprios legionários, houve a divulgação pelo Portal e Aplicativo oficial da Arquidiocese de São Sebastião, Rádio Catedral FM, Jornal Testemunho de Fé e WebTV Redentor, atraindo muitos legionários que participaram da festa pela primeira vez. “Hoje foi a primeira vez que compareci ao Aniversario da Legião de Maria e estou apaixonada! Foi lindo. Maria é tudo na minha vida. É ela que me leva a Jesus todos os dias, me faz acordar feliz, dormir feliz, agradecer em todos os momentos. Entrei para a Legião de Maria há cinco anos. Antes, eu era católica um pé na Igreja, um pé no mundo”, conclui Maria da Penha, do Praesidium Nossa Senhora Mãe de Jesus Cristo – Igreja Nossa Senhora Aparecida, em Galo Branco, São Gonçalo.

Essa linda festa de aniversário não foi exclusiva dos legionários! Outros devotos de Nossa Senhora aproveitaram o momento para conhecer mais sobre a Legião de Maria – como foi o caso de Maria José da Silva e Norival Carvalho, da paróquia Sangue de Cristo, na Tijuca. Maria disse que ficou bastante emocionada, principalmente com a procissão de entrada, onde era possível ver homens e mulheres, dos mais novos aos mais velhos, levando os estandartes. “Foi muito lindo ver a Catedral toda azul e branco!“, resume Maria. Para Norival também foi marcante a participação de pessoas de todas as idades e a presença de muitas vans e ônibus. “Isso mostra o compromisso, o cuidado e o carinho dos legionários“, finaliza

Ao final da Missa, a presidente do Senatus do Rio, Zélia Rainha, proferiu algumas palavras de agradecimento e incentivo, ressaltando a importância dos legionários jovens, que formam “a Legião de hoje e de amanhã”. Ouvimos também Flávia Muniz, representando a Secretaria da Juventude (SEJULE-RJ), que ressaltou o trabalho com os jovens e reforçou o convite para a Primeira Trilha da Juventude Legionária, que acontecerá dia 08 de outubro. Representando a Secretaria de Comunicação, Marina Gregolin lembrou que é missão de todos os cristãos e ainda mais dos legionários anunciar a Boa Nova, e pediu orações para que esta secretaria possa divulgar esses trabalhos da melhor maneira.
Por: Secretaria de Comunicação
13 de set. de 2016

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.