Allocutio maio 2025

Pe. Paul Churchill
Diretor Espiritual do Concilium 

Creio que ecoarei todos os seus sentimentos ao desejar todas as bênçãos possíveis ao Papa Leão, o sucessor de São Pedro. Desejamos-lhe sinceramente o melhor e rezamos para que o Espírito Santo o ajude, e para que Nossa Senhora o proteja. E seguindo a mentalidade de Frank Duff, estamos lealmente com ele e o apoiamos em seu ministério. Nunca devemos esquecer aquela famosa expressão: Ubi Petrus, ibi Ecclesia. “Onde está Pedro, aí está a Igreja.”

Ultimamente, tenho lido alguns artigos de Frank Duff sobre Nossa Senhora e notei um tema comum que ele utiliza, o que me leva a recorrer à expressão que acabei de mencionar. Para Frank, Maria é essencial para a Igreja. Parafraseando Frank desta forma: “Sem Maria não há Igreja”. Portanto, podemos também dizer Ubi Maria, ibi Ecclesia. Maria é outro sinal da verdadeira Igreja. 

Se lermos os Evangelhos com atenção, isso se destaca. As bodas de Caná são também o momento em que Jesus se casa com sua Igreja, simbolizado por sua Mãe Maria, que o entrega ao seu ministério público (Jo 2,1-11). João, o discípulo amado e evangelista, registra que, após as bodas de Caná, Jesus desceu a Cafarnaum com sua mãe, seus irmãos e discípulos (Jo 2,12). Esta é a Igreja em seu início, em seu estado embrionário. E considero extremamente significativo que o texto mencione sua mãe antes de qualquer outro discípulo. Este é o Espírito Santo, simbolizado no vinho daquele grande milagre, falando conosco. Maria está ao lado de Jesus em sua Igreja embrionária. 

E isso continua. Durante o ministério dele, ela nunca parece estar muito distante, como demonstra a expressão de preocupação que demonstra quando ele está sobrecarregado. 

Gostaria de dizer uma palavra sobre ela que talvez tenhamos perdido. Muitos santos, como São Bernardo (para citar apenas um exemplo), entenderam o Fiat de Maria como foi dito, não apenas como um acordo entre ela e Deus por meio da gentil cortesia do Arcanjo Gabriel, mas também como uma decisão dela por toda a humanidade, na verdade, por toda a Criação. Quando Maria estava aos pés da cruz, ela estava lá não apenas em seu próprio nome, mas por todos nós. Ela estava lá não apenas como a mais pura das criaturas, mas como aquela que intercede por todos nós, pecadores, necessitados de sua graça redentora, assim como ela havia dito sim por nós na Anunciação. Ela representa o covarde Pedro, Tomé, que havia fugido a quilômetros de distância. E quando você e eu viramos as costas para Deus, ela permanece firme diante do trono de Deus, intercedendo por nós. Ela está 100% com a Igreja, sempre. 

E na preparação para o Pentecostes, ela está lá novamente com o pequeno grupo de discípulos que estão tentando entender o que passaram. 

E ela, Esposa do Espírito Santo, é o catalisador que atrai o Espírito Santo sobre todos eles e ajuda a remover aqueles medos que os paralisam. 

Ela parece recuar, mas, na verdade, se Louis Marie de Montford estiver certo, ela é mencionada por Paulo em sua carta aos Romanos (Rm 16:6). E ela é claramente mencionada por ele em sua carta aos Gálatas (Gl 4:4), e também fica claro que São Lucas se baseou em material que só ela poderia ter fornecido. O discípulo amado provavelmente também foi influenciado por ela. Portanto, ela permanece na Igreja e é membro dela o tempo todo. 

E não podemos ignorar as muitas vezes que ela se revelou a certas pessoas ao longo da história. Há as aparições a Juan Diego em Guadalupe. Desde então, tivemos os incidentes na Rue de Bac, Lourdes, Knock e Fátima, para citar apenas alguns. Luís Maria de Montford menciona muitos antes destes em sua obra sobre o Segredo do Rosário. É claro que Maria está conosco. De fato, se você perguntar aos fiéis qual oração ela fez na Rue de Bac, qual foi sua resposta a Bernadette em Lourdes, ou a Juan Diego, os fiéis lhe dirão. Mas se você pedir às pessoas para citar uma frase completa do Vaticano II, bem, elas estariam em apuros. Nós ouvimos nossa mãe primeiro! 

Frank Duff foi muito claro sobre a centralidade dela na verdadeira Igreja. “Maria é igualmente fundamental para a Igreja. Há momentos em que se fazem esforços para minimizá-la. … qualquer diminuição dela contraria o Capítulo 8 de De Ecclesia …” (From Fear not to accept Mary). “Você não pode tirá-la e deixar a Igreja intacta. Ela deixaria de ser a Igreja Católica. Sua posição é primordial” (From Have the mind of Mary). 

Gostaria de dizer a todos que, para que o processo sinodal seja um sucesso, Nossa Senhora deve estar no centro, assim como Ela esteve naquela Igreja embrionária que percorreu aquelas estradas da Galileia após as bodas de Caná. Peço a todos os legionários que se manifestem em nome dela em todas as assembleias em que participarem durante o processo sinodal. Que a Legião seja sua porta-voz. 

Comecei me referindo ao nosso novo Papa. Não posso deixar de notar algo que me chama a atenção: um lugar muito especial para Nossa Senhora. Desde seu discurso de abertura, nos levando a rezar a Ave-Maria, sua visita ao ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, seu brasão, até o fato de ter sido Diretor Espiritual de uma Cúria no Peru, tudo fala de um homem que tem uma relação especial com ela. Ele é um conosco. Rezemos continuamente por ele. Então, vamos terminar esta allocutio rezando a Nossa Senhora por ele: Ave-Maria… 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *