Allocutio Julho 2024

Com a mão na confiança de Maria, a graça de Deus diante da sua fraqueza
Pe. Paul Churchill, Diretor Espiritual do Concilium

“Simão, Simão, escuta, Satanás reclamou de vós para vos peneirar como trigo” (Lc 22,31). É de se admirar que Satanás tenha atacado Simão Pedro? Aqui está o Apóstolo que é o primeiro Papa. Aqui está o líder daquele povo que tem a tarefa de fazer crescer o Reino de Deus. Pedro deve ser peneirado e destruído por Satanás.

Santa Maria Madalena tem uma história semelhante, embora de um ângulo diferente. Ela é descrita como uma mulher de quem o Senhor expulsou sete demônios. Verdadeiramente o diabo tentou peneirá-la. Mas ela será a primeira testemunha relatada da Ressurreição e se tornará, como diz o Papa Francisco, “Apóstola dos Apóstolos”. Não é de se admirar que o diabo tenha tentado peneirá-la.

Outra mulher notável é Teresa de Ávila, que liderou a reforma dos Carmelitas. Em seus primeiros anos como freira, o diabo a tentou a desistir de rezar sob o pretexto de que era a coisa humilde a fazer por causa de seus pecados. Até que ela viu o engano disso e voltou à oração profunda e o resto é história.

Qualquer pessoa ou grupo que esteja realizando o trabalho do Reino pode esperar ser peneirado. E se eles trabalham com a mulher de Gênesis, eles estão fadados a serem atacados por Satanás para desfazê-los. Como legionários dedicados que servem Maria, vocês podem esperar ataques de muitas formas. E talvez todos vocês possam dizer: “Sim, eu tenho essa falha, esse mau hábito em que continuo caindo”. “Eu tenho esse vício que me puxa para baixo”. Mas, além de suas falhas habituais, que podem de fato ser sua versão do espinho na carne de São Paulo para impedi-lo de se tornar orgulho, é possível que uma alma caia em tentação terrível. Então, ofereço alguns pensamentos para ajudá-lo em tais combates espirituais.

Primeiro, Deus está sempre do seu lado, mesmo que você caia feio. Jesus não rejeitou ou descartou Pedro, apesar de sua capitulação completa. Ele lhe deu uma missão muito antes de sua queda e imediatamente depois dela. Lembre-se de como Pedro havia dito anteriormente: “Afaste-se de mim, pois sou um homem pecador”. Mas o Senhor respondeu: “De agora em diante você será pescador de homens!” Basicamente, não importa qual seja o pecado, não importa quantas vezes nossa fé ou moral pareçam falhar, Deus nunca desiste de nós. É interessante como, pouco antes do colapso completo de Pedro, Jesus se dirige a ele, não como Pedro, mas como uma mãe que chama seu filho pelo primeiro nome, dizendo: “Simão, Simão”. Deus nos chama a todos gentilmente e encorajadoramente pelo nosso nome pessoal, mesmo antes de cairmos e depois de cairmos.

Lembre-se de que o objetivo do diabo é nos fazer duvidar de Deus, nos desencorajar. Nos fazer pecar é apenas um meio para um fim. Ele quer quebrar completamente nosso vínculo com Deus. Ele quer que, como Adão, nos escondamos de Deus. Ele quer que, como fez inicialmente com tanto sucesso com Teresa de Ávila, desistamos de orar. Mas o que devemos fazer, não importa qual seja nosso pecado, é ir imediatamente a ele como crianças pequenas que caíram e se cortaram para pedir ajuda com nossas feridas. E podemos ir porque Deus nos ama assim como um pai ama uma criança pequena e não tem desejo de machucá-la, mas de ajudá-la.

Em segundo lugar, precisamos colocar em nossas cabeças que a Ordem a que pertencemos na Igreja é, como diz São Bernardo, A Ordem dos Pecadores ! Podemos facilmente ser como aquele fariseu no topo do Templo que diz: “Senhor, sou grato por não ser como aquelas outras pessoas terríveis que leio e ouço na mídia”. E então o mundo de hoje prefere apagar o conceito de pecado enquanto a desumanidade do homem para com o homem grita para nós. Como São Filipe Neri e outros, precisamos dizer, já que não somos diferentes em natureza: “Lá, mas pela graça de Deus, vou eu”. E por mais estranho que pareça, uma grande queda, embora nos lembre que não temos motivos para nos gabar, pode ser transformada em ganhar grandes graças.

Os fariseus se dirigiram ao homem cego de nascença como um “pecador de corpo e alma”. Nisso eles falaram uma grande verdade sobre todos nós, pecadores de corpo e alma. “Oh Pai, eu sei que tenho meus defeitos, mas não sou tão ruim!”. Certo, então, vamos para aquela briga com aquele fariseu no Templo. Eu pergunto se temos alguns pecados sérios e profundos nos quais nunca pensamos, como: a) você é governado pelo que as pessoas pensam de você do que por como Deus o vê? b) você olha para alguns como objetos de desprezo, ódio ou indiferença em vez de tentar vê-los através dos olhos de Nosso Pai Celestial? E tenha cuidado com aquele terrível pecado de orgulho que o diabo usa para nos derrubar a todos. Devemos todos ficar com aquele pecador público no fundo do Templo que disse: “Deus, sê propício a mim, pecador”. Vamos pegar emprestadas essas palavras do cego Bartimeu, “Jesus, filho de Davi, sê propício a mim, pecador”, ou de Pedro, “Afasta-te de mim, pois sou um homem pecador”.

Essas últimas palavras me levam ao meu próximo ponto. Pedro disse essas palavras porque estava se sentindo mal consigo mesmo. Mas o que Deus de fato quer que todos nós façamos, sejamos verdadeiramente virtuosos, ou presos na luta de ervas daninhas pecaminosas, ou desmoronados na fé e na moral, é vir a ele não importa o que aconteça. Não se afaste. Continue vindo a Deus. Ele é a nossa esperança. Ele não vai nos abandonar. Ele pode trabalhar por nossas almas o que não podemos fazer por nós mesmos. Sem ele não podemos fazer nada, mas com ele tudo é possível. “Cheguem perto de Deus, e ele se aproximará de vocês” (Tg 4:8). Nunca nos esqueçamos dessas palavras: “Onde o pecado abunda, aí superabunda a graça de Deus!” (Rm 5:20).

E meu ponto final. Vá a Deus com Maria. Ela é a sem pecado, o Refúgio dos pecadores. Coloque suas mãos nas dela. Deixe que ela o leve a Deus e fale em seu nome. “Aqui está seu humilde servo que está atolado no pecado. Ele realmente quer ser bom, fazer sua vontade, ser um canal de sua graça. Ele ouve o desafio da Cruz e adoraria vivê-lo, mas recua. Acredite em mim, tendo estado lá, eu o entendo. Você pode ajudá-lo e dar a ele a graça de que ele precisa para se tornar uma pessoa melhor, para se tornar o que você quer que ele seja?” Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a você. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós que recorremos a você. Refúgio dos pecadores, rogai por nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *