Alocutio maio de 2024

Quanto mais perto de Maria, mais perto do Espírito Santo
Pe. Paul Churchill, Diretor Espiritual do Concilium

Na Última Ceia, Nosso Senhor chamou seus discípulos para este padrão: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei!” Agora, isso é uma tarefa difícil. Por quê? Porque ele nos mostrou um amor que era de total sacrifício e oblação. O pensamento de que ele nos chama para compartilhar seus sofrimentos, abnegação e morte pode afastar qualquer um. Os apóstolos, para dar um exemplo óbvio, acreditaram em Jesus até certo ponto e o seguiram até certo ponto. Mas quando chegou a hora, eles não conseguiram ficar com Jesus e não o amaram como ele os amou. A razão é que eles ainda não tinham recebido o Espírito do Amor. Uma vez que receberam o Espírito Santo no Pentecostes, eles puderam ir e se colocar em risco e até mesmo morrer.

Nossa Senhora, no entanto, suportou bravamente a Paixão com seu Filho e ficou ao lado dele, mesmo que seu coração devesse ter passado por uma dor e tristeza indizíveis. Esta é outra das provas de que ela já tinha o Espírito Santo nela. Aquele Espírito do amor de Deus brilhou nela enquanto ela estava ali, não apenas como mãe de seu Filho, mas Mãe de todos nós, oferecendo o Santo Sacrifício em nome da humanidade.

Ao lado dela estava São João. Ele se alinhou a ela e Jesus o usaria para dizer a ele e através dele a todos nós: “Esta é sua mãe”. Mas certamente é significativo que o único apóstolo que foi capaz de ficar com Jesus até o fim foi aquele apóstolo que ficou perto de Maria. E não podemos deixar de notar que nos Atos dos Apóstolos foi quando Maria se juntou aos Apóstolos que a porta foi aberta para eles receberem o Espírito Santo (Atos 1:14).

E isso me leva às palavras de São Luís Maria de Montford. Ele é muito claro. “Não acredito que qualquer pessoa possa alcançar união íntima com Nosso Senhor e fidelidade perfeita ao Espírito Santo a menos que tenha estabelecido uma união muito profunda com a Santíssima Virgem e uma grande dependência de sua ajuda”. Ele também diz isso: “Quando o Espírito Santo encontra sua Esposa em uma alma, ele voa para essa alma, para se comunicar com ela, para enchê-la com sua presença, na proporção em que descobre nela a presença e a plenitude de sua esposa. Uma das principais razões pelas quais o Espírito Santo não opera agora maravilhas ofuscantes de graça em nossas almas é que ele não encontra em nós uma união suficientemente forte com sua esposa indissolúvel”.

São Luís Maria de Montford coloca palavras, por assim dizer, na boca do Espírito Santo, dirigindo-se a Nossa Senhora assim: “Reproduza-te em meus eleitos; deixa-me alegrar-me em ver neles as raízes da tua Fé invencível, da tua profunda humildade, da tua mortificação abrangente, da tua oração sublime, da tua ardente caridade, da tua esperança firme e de todas as tuas virtudes. Tu ainda és minha esposa, inabalavelmente fiel, pura e fiel.”

E ele diz: “Pela sombra do Espírito Santo, Maria produziu o maior que já foi ou que será: o nascimento do Deus-Homem. Consequentemente, é ela quem produzirá os grandes eventos que marcarão o fim dos tempos…. Somente esta excelente e milagrosa Virgem pode produzir, em união com o Espírito Santo, eventos tão poderosos e extraordinários.”

E, claro, essa relação muito especial entre Nossa Senhora e a terceira Pessoa da Santíssima Trindade é desenvolvida por Maximillian Kolbe e Frank Duff. Para citar Frank: “Maria é feita e destinada a nos mostrar uma semelhança com o Espírito Santo análoga à semelhança de Jesus Cristo com a segunda pessoa divina.” E Frank diria que, assim como Jesus é a expressão visível da segunda Pessoa da Santíssima Trindade, Maria é, sem ser a terceira Pessoa da Trindade, a melhor imagem do Espírito Santo que podemos obter.

Então, quanto mais perto de Maria chegamos, mais perto chegamos do Espírito Santo. E porque ela era sua Esposa, quanto mais nos associamos a Maria, mais o Espírito Santo pode habitar em nós e agir através de nós. E assim como o primeiro Pentecostes na Igreja precisava de sua presença, também o nosso próprio Pentecostes depende dela.

A Tessera é deliberadamente projetada para refletir isso com o Espírito Santo pairando e ofuscando-a, uma realidade iniciada em sua Imaculada Conceição e levada à sua fecundidade na Encarnação. Na mesma Tessera, temos uma série de almas sob seu cuidado vigilante e trabalhando com ela para dar efeito ao trabalho apostólico iniciado no dia de Pentecostes.

Se Maria conquistou para aqueles discípulos aquela coragem do Espírito Santo que os ajudou a superar os medos que os paralisavam, assim ela pode fazer o mesmo por nós. Esta mulher que, com o Espírito Santo, trouxe Deus ao mundo, pode ajudar a todos nós que a temos em nossas vidas a permitir que o Espírito Santo supere nossas inibições para proclamar a verdade de Deus a um mundo que precisa dela.

Então, neste dia de Pentecostes, peço que você renove e aprofunde seu relacionamento com Maria. E lembre-se de que quanto mais você fizer isso, mais o Espírito Santo usará você para a maior glória de Deus. Amém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *