Allocutio janeiro de 2024

São Paulo
P. Eamon Devlin CM

A festa da Conversão de São Paulo, que se realiza na quinta-feira, é uma das conversões mais significativas da história do cristianismo. Saulo, perseguidor personificado da Igreja primitiva, torna-se Paulo, pregador por excelência da fé e apóstolo dos gentios. Ele é um dos patronos da Legião, e por boas razões.

A experiência de Paulo em Damasco com Cristo ressuscitado, que lhe pergunta: “Por que me persegues?” revela-lhe o mistério da Igreja como Corpo Místico de Cristo – um mistério que Paulo se esforçou muito para elaborar e proclamar. É o mistério subjacente à compreensão da Legião sobre si mesma e sua missão: todos têm um lugar em Cristo, todos têm a responsabilidade de fazer algo sobre esse lugar. A Legião tem um lugar e uma obra para todos – Não há menor ou maior no esforço de tornar Cristo presente no mundo para aqueles que não O conheceram ou que não permaneceram com Ele. Cada célula da Legião, desde o menor praesidium até o próprio Concilium, é uma manifestação do Corpo Místico de Cristo.

Parte do legado de São Paulo para a Legião é o sentimento de pertencimento, o estender a mão para o outro. Cristo investe A outra parte é seu incansável esforço apostólico, que ele perseguiu com grande custo pessoal. Nossa compreensão de nós mesmos como Legionários de Maria nos obriga a ser nada menos do que pessoas que possuem o Espírito de Maria – o Espírito Santo, e se esforçam em toda e qualquer oportunidade para tornar seu Filho conhecido e amado. Para alguns legionários, isso incluirá o tipo de dificuldades que São Paulo suportou por terra e mar e em diferentes ambientes culturais. Para todos nós, inclui a partilha das alegrias e tristezas do Corpo Místico de Cristo, seja através da oração, do evangelismo ou mesmo de estar entre eles de qualquer uma das maneiras que a Legião torna possível através do PPC e dos Correspondentes.

Ouvimos falar de dificuldades enfrentadas pelos cristãos em países como a Nicarágua, hoje mencionada. No entanto, o trabalho continua. Na Irlanda existe agora um martírio branco da fé. Enquanto refletimos sobre o hodierno dia da festa da Palavra de Deus, rezemos pela Unidade da Igreja. Como legionários, devemos saber quem somos e fazer algo para ser um membro do Corpo Místico de Cristo. A Mãe de Jesus está ao nosso lado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *