Com a solenidade da Epifania e a festa do Batismo do Senhor, o Tempo do Natal é concluído. Epifania significa manifestação. É conhecida, popularmente, como dia dos Santos Reis. No Brasil, esta comemoração do dia 6 de janeiro é transferida para o domingo próximo. Neste ano, cai no dia 8 de janeiro de 2023.
Embora se celebre o Natal com a mesa farta, luzes e enfeites, a comemoração é própria dos pobres, pois, segundo a narrativa de São Lucas, Jesus nasceu na estrebaria e foi posto na manjedoura onde os animais comem, os pobres pastores foram seus visitantes.
Na Epifania, ao contrário, os magos do Oriente lembram opulência e fartura. Por isso, a tradição cristã os identificou como sendo reis. Eles trouxeram presentes caros, messiânicos ou régios: ouro, incenso e mirra. Tais presentes identificariam três reis de etnias diferentes a representar todo o gênero humano. Os presentes também são significativos. Ouro da realeza, incenso da divindade, mirra do sofrimento humano. Foram recebidos por Maria, conforme o destaque dado por São Mateus: “Ao entrar na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o homenagearam”.
Tal qual a cena da narrativa do Natal, a da Epifania permanece em nossa mente e ambas são reproduzidas nos presépios e fora deles. No entanto, São Mateus visa a expressar que os gentios são chamados por Jesus à salvação e, certamente, quis expressar a ligação intrínseca de Maria e Jesus, na missão: o menino com sua mãe.
Aponta, de certa forma, para a inculturação do cristianismo na História, na troca de dons espirituais. Jesus é oferecido por sua Mãe e os que são atraídos pelo caminho da busca, iluminado pela fé, trazem consigo a riqueza de sua própria cultura. É o processo histórico e cultural da missão universal, aberta a todos e acolhida por muitos, desde a cruz inclusive quando o centurião romano e seus soldados, disseram: De fato, este era o Filho de Deus!
A Legião de Maria, no mundo e no Brasil, sendo uma associação de apostolado laical, desde o início estimulada pela missão universal, há de entender esse dinamismo de ir ao encontro. Desejo, pois a todos os membros da Legião, neste ano de 2023, um renovado ardor missionário, expresso no trabalho legionário. Salve Maria!
Por: Dom Edson de Castro Homem
Bispo Emérito da Diocese de Iguatu – CE
Bispo Referencial da Legião de Maria junto a CNBB